A difícil situação de não encontrar um banheiro próximo naquelas horas de apertos tem uma solução. Já imaginou carregar um banheiro portátil dentro da bolsa ou da mochila? É o que um empresário de Florianópolis desenvolveu. O Número 1 é um produto discreto que promete ser uma nova alternativa para banheiros químicos ou para situações de emergência. Pessoas com dificuldade de locomoção ou até mesmo pacientes em hospitais podem utilizar o novo produto. Depois de usar é só jogar o pacote no lixo.
Por dispensar a descarga de banheiros comuns, cada utilização de um Número 1 economiza algo em torno de 20 a 30 litros de água. O material é completamente compostável e desaparece rapidamente no meio ambiente. O material altamente absorvente é envolto por um plástico e tem um tamanho aproximado de 20 por 10 cm, podendo ser carregado de forma muito prática e utilizado em qualquer lugar com o mínimo de privacidade.
Como o nome já diz, o Número 1 é feito apenas para xixi e, de acordo com o fabricante, pode “sumir” com até 700 ml de urina em poucos segundos (o comum é que uma pessoa urine até 250 ml). Nos vídeos de demonstração, após o exemplo em que uma garrafa de água é despejada, o fabricante faz questão de mostrar que não há vazamentos. Agora uma nova versão que absorve até um litro também está sendo desenvolvida e deve ser lançada em breve.
Por enquanto o pacote com três unidades do Número 1 custa R$ 8,70 e está sendo vendido apenas em um supermercado de Florianópolis. Para ampliar o alcance, uma máquina para produzir o produto em larga escala já está sendo desenvolvida.